quarta-feira, 27 de abril de 2011

Cosmovisão e santidade no Salmo 119.9

.:: Publicado originalmente no 5 Calvinistas ::.

De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.
De todos os cento e setenta e seis versículos do Salmo 119, o versículo supracitado talvez seja um dos que mais me tenha chamado a atenção durante minha curta trajetória cristã até aqui. Pureza no viver e apego às Escrituras são duas coisas que sempre extraí como grandes lições desse texto. Só que domingo passado algo diferente me saltou aos olhos. Diferente digo, novo. Bom, novo pelo menos para mim.

Confesso que eu nunca havia atentado detalhadamente para a resposta que o salmista dá para a pergunta que ele mesmo levanta. "Observando-o segundo a tua palavra": a quem se refere o tal pronome oblíquo aqui? Ora, se não é ao "caminho"!

Isto posto, temos que o texto não fala apenas de pureza no viver e apego às Escrituras, como eu pensava, mas também à necessidade de se ter uma sólida cosmovisão cristã. Isso mesmo: devemos observar as coisas ao nosso redor sob o ótica de Cristo, uma vez que temos a Sua mente (cf. 1 Co 2.16). Não podemos guardar puro o nosso caminho fingindo que nada está acontecendo ao nosso redor. Aliás, o próprio Jesus não deseja que sejamos alienados do mundo para que nos encontremos santos, mas que sejamos guardados do mal pelo poder de Deus (Jo 17.15) - o que implica necessariamente em confronto com as outras visões de mundo que reclamam a Verdade para si.

É assim que o cristão - agora independente da idade - poderá se guardar das contaminações deste mundo mau (mesmo sem nunca ter ouvido falar nesse troço de "cosmovisão", muito menos que ele se encontra até em salmo da Bíblia!).

Soli Deo Gloria!


Share |

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar as postagens. Suas opiniões, observações e críticas em muito nos ajuda a buscar a qualidade teológica naquilo que escrevemos. Se for de opinião contrária, não ofenda - exponha sua perspectiva educadamente. Comentários anônimos não assinados ou desrespeitosos não serão publicados. Todo debate será bem-vindo!

Que Deus o abençoe!