domingo, 17 de março de 2013

Jesus e os Franciscos

O Fantástico de hoje exibiu uma reportagem sobre o Papa e disse que seu gesto de beijar os pés dos fiéis foi inspirado em São Francisco de Assis. Um telespectador entra em contato com a produção pra dizer que, na verdade, o gesto foi inspirado em Jesus, que beijou os pés dos discípulos. Então, Renata Vasconcelos, a apresentadora, diz que a reportagem tinha falado em São Francisco de Assis porque este ficou famoso por, dentre outras coisas, sua humildade, e que beijava, inclusive, doentes com lepra.

Vejam. Se a repórter tivesse um conhecimento mínimo das Escrituras, logo saberia que Jesus, na verdade, lavou, e não beijou os pés dos discípulos (ver João 13.1-11). E, a partir desses dados, poderia corrigir o referido telespectador com mais propriedade. Mas não - ela preferiu mostrar que um pecador como São Francisco foi mais humilde que Jesus, o Filho de Deus. O que ela talvez não saiba é que Jesus não somente curou muitos leprosos (Mt 11.5; Lc 17.11-19), mas, no maior gesto de humildade que alguém foi capaz, como se não bastasse se fazer carne - visto que era Deus -, padeceu por pecadores na cruz do Calvário.

Nenhum dos Franciscos será capaz disso, pois a nenhum deles poderia ser dito "Tu és meu Filho, eu hoje te gerei" (Hb 1.5). Por isso, brademos com os reformadores: Solus Christus!

 

Share |