quarta-feira, 21 de outubro de 2015

14 razões para memorizar um livro inteiro da Bíblia


Por Andy  Nasseli


Recentemente, passei aproximadamente 16 meses memorizando 1 Coríntios e, em seguida, recitei-o como um sermão para a minha igreja. Quero esse texto correndo nas minhas veias. Há algumas lições que tenho aprendido ao longo do caminho no que diz respeito ao por que e ao como memorizar um livro inteiro da Bíblia. Hoje, exponho a base lógica para memorizar as Escrituras; e amanhã, proverei um método que considerei útil para memorizar a Palavra de Deus.

Aqui estão 14 razões para memorizar um livro inteiro da Bíblia:

1. A memorização renova a mente com a perspectiva de Deus

Memorizar uma extensa porção da Bíblia é um modo estratégico de obedecer a Romanos 12.2: “E não vos conformeis a este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. A memorização nos ajuda a ser como a pessoa do Salmo 1: “Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”.

2. A memorização obriga você a meditar no texto frase a frase - uma receita para a iluminação

John Piper atesta: “Memorizar as Escrituras torna a meditação possível nos momentos em que eu não posso estar lendo a Bíblia, e a meditação é o caminho do entendimento profundo”. 

É duro memorizar algo quando você não tem ideia do que ele significa. Assim, a memorização obriga você a fazer perguntas como: o que significa essa palavra? E essa frase? Como essa cláusula subordinada se relaciona com a principal? Por que essa sentença começa com “para”? Qual o principal argumento deste parágrafo? E desta seção? Em um tempo em que as pessoas têm condicionado a si mesmas a folhear artigos rapidamente enquanto navegam na internet, responder a questões como essas é mais importante do que nunca. 

3. A memorização ajuda você a pensar sobre o tom do texto

Alguma vez você já ouviu alguém proclamar que havia somente um volume e um tom? É como a estática do rádio. Não importa se a voz é alta e empolgante ou suave e monótona. Se tudo soa a mesma coisa, então tudo soa como um “blá blá blá”. Assim, memorizar um livro inteiro da Bíblia é uma oportunidade para pensar sobre o tom do texto. Deveria ser alto? Rápido? Severo? Em 1 Coríntios, por exemplo, o tom de Paulo às vezes é acolhedor (para encorajamento), ácido (por sarcasmo), sério (para reprender e advertir), e triunfante (para exultar em Deus e no evangelho). 

4. A memorização nos ajuda a traçar o argumento de um livro inteiro da Bíblia

Ela ajuda você a entender um livro em seu contexto literário. Você se torna intimamente familiar com o livro. Você sabe quais são as suas ênfases e pode articular o argumento principal e os de apoio. 

5. A memorização ajuda você a ver as conexões lexicais e temáticas dentro de um livro da Bíblia

Por exemplo, em 1 Coríntios Paulo repreende os coríntios por eles pensarem de si mesmos como sábios, quando, na verdade, estavam totalmente equivocados em relação à natureza da verdadeira sabedoria. Este é um tema bastante abordado na primeira seção do livro. Mas, logo após isso, quando Paulo aborda a questão do litígio entre irmãos na igreja, ele pergunta: “Não há, porventura, nem ao menos um sábio entre vós, que possa julgar no meio da irmandade? Mas irá um irmão a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos!” (1 Co 6.5-6). Que pancada! Se você não tiver mergulhado suficientemente na carta, você perderá o espírito sarcástico de Paulo.

6. A memorização ajuda você a ver as conexões lexicais e temáticas dentro de outros livros da Bíblia

Uma vez que você tenha se trancafiado no texto em razão do livro que você está memorizando, algo especial acontece quando você lê outras partes da Bíblia. Palavras, frases e temas de outras partes da Bíblia relembrarão você dos paralelos com o livro que você memorizou.

7. A memorização ajuda você a matar o pecado

Por exemplo, se estou sendo tentado com qualquer tipo de pensamento sexualmente imoral, posso imediatamente começar a recitar 1 Coríntios 6.12-20. É uma poderosa maneira de matar o pecado! Piper coloca isso da seguinte forma: “Memorizar as Escrituras torna a Palavra de Deus mais prontamente acessível para vencer a tentação de pecar, pois as suas advertências e promessas são o meio de superarmos as enganosas promessas do pecado”. 

8. A memorização nos ajuda a aconselhar, ensinar e pregar com mais precisão

Memorizar um livro inteiro da Bíblia é uma maneira de frear declarações imprecisas. Você é menos propenso a dizer algo que contradiga o livro que você memorizou.

9. A memorização nos ajuda a aconselhar, ensinar e pregar mais poderosamente 

Muitas vezes isso acontece espontaneamente: o Espírito Santo traz à mente palavras que você memorizou, e tais palavras são exatamente aquilo que alguém mais necessita ouvir naquele momento. “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo” (Pv 25.22). Aplique-se à difícil tarefa de esconder as palavras de Deus em seu coração, e então espere o Espírito Santo trazer à sua mente apenas as palavras certas nos momentos certos. Piper está certo: “Memorizar as Escrituras provê as palavras fortes e afáveis para ministrar aos necessitados”. 

10. A memorização nos habilitar a recitar a Bíblia enquanto olhamos nos olhos das pessoas

Isto é incrivelmente poderoso. Recentemente, ouvi Piper recitar a carta de Paulo aos Filipenses, e foi comovente. Ele não olhou por cima das nossas cabeças ou na nossa testa. Ele nos olhou nos olhos enquanto recitava. Poderoso. Lembro-me, também, da primeira vez que vi David Platt recitar Romanos 1-8. Não foi ao vivo, mas um vídeo. Mas foi incrivelmente poderoso. Você pode pensar que as pessoas se entendiariam e cairiam no sono, mas minha experiência é que as elas ficam fascinadas e atraídas. Recitar a Bíblia olhando nos olhos das pessoas é extremamente difícil porque há muitos modos pelos quais você pode ser distraído, mas se você se concentra e faz o seu melhor para aprender bem o texto e depender de Deus, isso é possível - e muito poderoso. (Sobre a questão da leitura pública das Escrituras, ver o livro de Jeffrey D. Arthur, “Devote Yourself to the Public Reading of Scripture: The Transforming Power of the Well-Spoken Word” [Kregel, 2012]).

11. A memorização ajuda você a refutar os erros

Quanto mais você conhece a Palavra de Deus, mais você pode ser como um presbítero: “apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem” (Tt 1.9). Gosto do modo como Jon Bloom coloca: memorizar grandes porções da Bíblia “afinará o seu medidor de bobagens”. 

12. A memorização ajuda você a orar longas porções das Escrituras

Isto é especialmente valioso quando você não pode ler as Escrituras, como quando você está orando reservadamente enquanto dirige, caminha, corre ou faz as tarefas domésticas. E é também valioso para orações públicas (ver “12 Reasons You Should Pray Scripture” [12 razões pelas quais você deveria orar as Escrituras”]). 

13. A memorização fortalece a sua mente

Seu cérebro é como um músculo. A memorização é para o seu cérebro o que o trabalho é para o nosso corpo: torna-o mais forte, mais saudável, mais perspicaz e mais vigoroso. 

14. A memorização torna a Palavra de Deus mais preciosa para você

Após você dedicar centenas de horas com um livro da Bíblia, ele se tornará ainda mais doce para você. A memorização ajuda você a estimá-lo.

***


Traduzido por Leonardo Bruno Galdino.
Share |

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar as postagens. Suas opiniões, observações e críticas em muito nos ajuda a buscar a qualidade teológica naquilo que escrevemos. Se for de opinião contrária, não ofenda - exponha sua perspectiva educadamente. Comentários anônimos não assinados ou desrespeitosos não serão publicados. Todo debate será bem-vindo!

Que Deus o abençoe!