Publicado originalmente no 5 Calvinistas.
Talvez o que eu tenho a dizer aqui neste post seja chocante para muitos, especialmente para quem me conhece como um cristão conservador em matéria de política, ética e teologia. Mas, lendo o excelente livro Purificando o Coração da Idolatria Sexual, do Dr. John D. Street (Editora Nutra, 2009), não tive como escapar da dura realidade dessa constatação. Sim, Deus se agrada de um aborto que foi fruto de uma sexualidade pervertida!
Antes que alguém me tenha por herege, gostaria de justificar o
meu ponto com as pertinentes observações do Dr. Street ao texto de Tiago
1.14,15:
Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.Almeida Revista e Atualizada.
Na realidade, este post é mais um endosso ao livro do Dr.
Street, enquanto termino de lê-lo (e, também, um ensaio para uma provável
resenha). A certa altura do livro ele propõe um “paradigma de quatro estágios”
para a escravidão sexual, o qual foi apropriadamente inferido da passagem
bíblica supracitada (na realidade, o tal paradigma serve para qualquer pecado).
Portanto, lido o texto de Tiago e desfeita a impressão de heresia que deixei
transparecer no início (assim espero), prossigamos para os apontamentos do Dr.
Street.
Primeiro estágio: alguns desejos
depravados internos são estimulados pelo pensamento ou pela experiência (p.
53).
Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz (Tg 1.14).
Um dos grandes diferenciais do livro do Dr. Street talvez seja
a sua abordagem essencialmente bíblica – não necessariamente pelas citações
bíblicas, mas sobretudo por uma questão de cosmovisão –, diferente do que vemos
em boa parte dos livros cristãos sobre o assunto. O autor não busca respostas
nas teorias de comportamento seculares, mas nas proposições das Escrituras.
Fatores externos como revistas e filmes pornográficos não são os nossos únicos
inimigos, visto que eles “necessitam de um aliado dentro do homem para serem
eficazes”. Portanto, se o nosso foco está apenas nessas questões (externas),
estamos apenas dando a oportunidade para que o inimigo se entranhe ainda mais
nos recônditos do nosso coração, visto que é lá que ele está alojado. Para que a
cobiça – esse primeiro estágio de uma completa ruína –, então, seja vencida é
preciso “identificar o inimigo real e conhecer o campo de batalha” (p. 54). Ou
seja: que antes de “amarrar” Satanás possamos atentar para o mal que habita em
nós! Chamemos esse primeiro estágio – a cobiça atiçada – de flerte e um
convite para a cama.
Segundo estágio: A cobiça concebe num
coração fértil quando ela ganha o consentimento da vontade (p. 56).
Então, a cobiça, depois de haver concebido … (Tg 1.15a).
É bom que fique bem claro a essa altura que o ser tentado, por
si só, não é pecado. O flerte pode ser interrompido desviando-se o olhar (pois
os olhos são “a lâmpada do corpo” – Mt 6.22), e o convite para a cama pode ser
perfeitamente rejeitado. Contudo, quando não se é forte o suficiente para adotar
tal procedimento, a cobiça encontra terreno fértil no coração, nele
concebendo. O autor do livro observa que “a terminologia grega usada em Tiago
1.13-15 é similar aos termos empregados para referir-se à sedução de uma
prostituta” (p. 57), o que é bastante apropriado dado o amplo campo
semântico da palavra cobiça. “O mundo e Satanás podem incitar os
desejos depravados, mas isso não é pecado no coração até que a vontade tenha
concedido a sua permissão”, diz Street. E mais: “o coração perverso é, à
semelhança de um ventre, o ambiente fértil ideal para que o óvulo fecundado da
cobiça sexual se desenvolva”. Como, então, impedir que esse ente continue a
crescer em nosso coração? O autor sugere que o mesmo seja “abortado pelo
arrependimento” – e aqui justifico o título que escolhi para este post. Caso não
se opte pelo arrependimento, chamemos esse segundo estágio de o mal gerado
no ventre.
Terceiro estágio: o coração fecundado com
a cobiça, em algum momento, dará à luz os atos visíveis da trangressão (p.
59).
Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado… (Tg 1.15b).
Caso não haja o aborto de que falamos acima (o qual Deus
efetivamente aprova), o pecado, mesmo sendo trevas, será dado à luz. Essa, na
realidade, é uma outra forma de dizer que as más obras dos homens tornar-se-ão
expostas em tempo oportuno. Assim como a “barriguinha” de uma gravidez
indesejada começa a aparecer com alguns meses, os pecados dos homens serão
definitivamente visíveis. E, como diz o Dr. Street, “a cobiça sexual nascerá
para o mundo quando tiver atingido a maturidade de gestação na qual o ventre da
imaginação não pode mais contê-la” (p. 60). No caso de um cristão, esse pecado
que foi dado à luz será o seu “filho bastardo” – ou seja, mesmo que haja
arrependimento depois, as consequências o acompanharão. Ainda assim, o crente
pode se encontrar encantado por essa criança, a qual, com o passar do tempo,
exigirá comida mais robusta: nada de “papinhas” de masturbação ou qualquer outro
tipo de auto-excitação, mas formas cada vez mais intensas e prazerosas de
excitação, o que pode perfeitamente resultar
em estupro, incesto, homossexualidade, necrofilia, bestialismo e tantas outras
aberrações sexuais. A perda de controle é total. A este terceiro estágio
chamemos de a criança nasce e começa a mandar no pai.
Quarto estágio: o pecado completamente
formado resulta em morte (p. 69).
…e o pecado, uma vez consumado, gera a morte (Tg 1.15c).
O termo usado por Tiago para “consumado” é apoteleo,
que significa maduro; completamene crescido. Nesse caso, a
criança já cresceu (“adulteceu”), e se volta contra o pai, que até resiste, mas
nada mais pode fazer. Crentes que vivem sob essa condição “jamais experimentarão
a morte eterna ou espiritual”, diz o Dr. Street, “mas é possível que
experimentem a morte física” (p. 71). Parece ter sido este o caso em 1 Coríntios
5, onde Paulo ordena àquela igreja que exclua o “velho fermento” da comunhão dos
irmãos, para que o mesmo fosse “entregue a Satanás para a destruição da
carne” (v.5-7). Pessoas escravizadas pela cobiça hão de perceber que, à
medida em que a frequência de delitos aumenta, a satisfação diminui, o que as
levará a buscar prazer pessoal em formas cada vez mais complexas. O caso de Davi
vem bem a calhar. E o resultado de tudo foi a morte do seu filho (1 Sm 11.15-17;
12.15-18). A este quarto estágio podemos chamar de a criança cresce e mata o
próprio pai.
É isso o que acontece toda vez que não resolvemos extirpar o
mal pela raiz, preferindo formas paliativas de resolver o problema. A mensagem
da cruz começa pelo coração, pois é lá onde estão escondidos os intentos mais
nefastos do ser (Mc 7.14-22)! Medidas paliativas somente adiam o problema. De
igual modo, livros com propostas superficiais produzem o mesmo tipo de efeito.
Por estar absolutamene convencido de que Deus aprova não somente esse aborto do
qual falei, mas inclusive o “assassinato” do ente já nascido, recomendo a
leitura do livro do Dr. John Street, a qual tem me ajudado e muito a lidar com
meus próprios conflitos. Afinal de contas, quem não tem um calcanhar de
Aquiles?
Soli Deo Gloria!
2 comentários:
Ah bom! Que susto...rs.
hehe!
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