terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Sobre o blog

Queridos leitores,

O Optica Reformata, como o próprio nome sugere, é um blog de linha calvinista, que visa difundir a fé reformada na internet e, como bem reza a descrição constante no banner, “pensar, discutir, avaliar e interpretar as várias manifestações de fé que cercam o mundo evangélico (e também outros, se for o caso) a partir de uma ótica calvinista”. Apesar dessas poucas palavras resumirem com fidelidade e objetividade as pretensões deste blog, gostaria de acrescentar mais algumas.

[Como tudo começou…]

A ideia de criar um blog surgiu da necessidade que senti de compartilhar por escrito meus pensamentos e reflexões acerca da fé cristã com outros internautas, tornando possível uma maior interação com aquelas pessoas de comum interesse.

[Referências]

Inicialmente, minha referência foi o blog O Tempora, O Mores, do famoso trio reformado Augustus Nicodemus, Solano Portela e Mauro Meister. Sua interessante proposta de avaliar a cultura religiosa e secular que nos cerca a partir de uma perspectiva reformada serviu de “inspiração” para mim, que sempre gostei de fazer o mesmo, ainda que não necessariamente por escrito. Contudo, minhas referências foram se ampliando à medida em que fui conhecendo outros blogs igualmente excelentes, aos quais devo confessar minha dívida e gratidão (ver meu blogroll).

[Do nome do blog]

O nome do blog, por si só, já é suficiente para traduzir suas próprias pretensões. Uma vez que o termo “evangélico” tornou-se tão inclusivista, podendo incluir tanto liberais quanto ortodoxos; tanto históricos quanto neopentecostais; tanto reformados quanto teístas abertos, vi que era necessário cerrar as fileiras. Por este motivo, resolvi dar um nome à lente da qual se vale a minha ótica. Em minha opinião, não há outro sistema teológico que seja tão fiel às Escrituras quanto o é aquele que foi difundido e popularizado por Calvino e seus sucessores. ABRE PARÊNTESE. A preferência pelo latim (Optica Reformata) não tem nenhum valor teológico em si mesmo. FECHA PARÊNTESE.

[Pessoal/Impessoal]

Ainda que eu procure evitar escrever em primeira pessoa na maioria das postagens, isso não quer dizer que este blog seja absolutamente impessoal, até porque penso que isso seria impossível. A não ser que os textos fossem desprovidos de opinião, o que seria pura idiotice. Já que não foi nenhum spam quem criou este blog, podemos dizer que ele é, sim, um blog pessoal, ainda que algumas postagens não assumam esse tom (textualmente falando).

[Considerações finais]

Não encaro um blog como um “ministério” (eclesiasticamente falando) ou coisa do tipo, muito menos que ele substitua a comunhão local com os santos (imaginem fazer download do pão e do vinho e tomar junto com outros internautas?). Apenas entendo que as pessoas podem, sim, ser edificadas com uma leitura de qualidade, de textos que sejam embasados única e exclusivamente na Revelação de Deus. Meu sincero desejo é que o Optica Reformata atenda a essas expectativas.

No amor do Supremo Pastor das nossas almas,

Leonardo Galdino.

Soli Deo Gloria!

Share |

1 comentários:

Anônimo disse...

Leonardo,

Parabéns pela descrição do seu blog. Suas palavras vão além de uma descrição e levam outros blogueiros, como eu, a avaliarem seus objetivos e métodos.

Além de tudo, que ótimo que a fé uma vez entregue aos santos é aqui também defendida.

Em Cristo,

Clóvis

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar as postagens. Suas opiniões, observações e críticas em muito nos ajuda a buscar a qualidade teológica naquilo que escrevemos. Se for de opinião contrária, não ofenda - exponha sua perspectiva educadamente. Comentários anônimos não assinados ou desrespeitosos não serão publicados. Todo debate será bem-vindo!

Que Deus o abençoe!