segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Como usar as referências cruzadas no app Olive Tree (Bible +)

Bible +
O app de Bíblia da Olive Tree é, na minha opinião, a melhor e mais completa Bíblia offline para dispositivos móveis. Não quero entrar em detalhes dos seus numerosos recursos aqui, mas falar justamente de um que eu sentia muita falta: as referências cruzadas. Sabe aquele texto do Antigo Testamento citado por um autor do Novo (por exemplo, Efésios 4.8) mas que você não sabe/lembra exatamente qual é? Eis a utilidade das referências cruzadas (no caso de Efésios 4.8, a referência é o Salmo 68.18). Depois de tanto fuçar em busca dos textos correspondentes, eis que descubro, ainda que tardiamente, que esse recurso existia desde sempre no app. Mas, como diz o ditado, "antes tarde do que nunca". 

Segue, pois, um pequeno tutorial para os usuários do app da Olive Tree explorarem o recurso das referências cruzadas. É bem provável que alguém já soubesse da sua existência antes, evidentemente. Mas fica a dica para aqueles que (como eu, há bem pouco tempo atrás) reclamam da "falta" do tal recurso.

Primeiro, clique no número do versículo. Abrirá umas abas ("copiar, marca-texto", etc.). Clique na aba "Guide".  

Na caixa que abriu, vá em "versos relacionados" e escolha a English Standard Version (ESV). Ela é que tem o sistema de referências cruzadas. Então, para ter acesso a elas, você terá que ter a ESV instalada em seu app. Se ainda não tem, pare tudo e instale-na agora. Mas não se preocupe com o $: ela é grátis.  


Pronto: uma janelinha aparecerá com as referências cruzadas!


Se você clicar em qualquer uma das referências, o texto bíblico aparecerá na mesma janela pop-up (eu cliquei no Salmo 68.18). 


Viu que ele apareceu em português? Belezura, né? MAS se você não tiver alterado as configurações de hiperlink antes, o texto a aparecer poderá ser o da própria ESV - ou seja, em inglês. Mas isso é muito simples de resolver (as três próximas imagens). Vá em "configurações avançadas" e depois em "hiperlinks". Lá, você pode escolher a sua "Bíblia padrão para hiperlinks". No meu caso, eu optei pela "Almeida Revista e Atualizada (RA) com Strongs". Pronto: todo e qualquer hiperlink dentro do app remeterá você à versão em português que você escolheu.




Espero ter ajudado. A todos, uma boa leitura e bons estudos. E, claro,

Soli Deo Gloria!

PS.: Uso a versão para iOS. Não sei dizer se a versão para Android traz exatamente os mesmos recursos. Acredito, contudo, que deva trazer.
Share |

8 comentários:

Charles disse...

Boa noite meu irmão.
Eu uso a Olive tree e sentia falta justamente desse detalhe, as referências cruzadas. Estava procurando um app que tivesse essa funcionalidade e acabei encontrando seu blog. Que benção! Deus te abençõe!
Uma abraço, Charles Schlemmer.

Leonardo Bruno Galdino disse...

Que bom, Charles! Agora é usufruir ainda mais.

Abraços!

Unknown disse...

Boa noite, amado
Quero aproveitar seu conhecimento e te pedir ajuda. Estou querendo baixar o aplicativo em português para windows e só consigo baixar a Olive Tree Bible (ESV). Será que só tem a Bíblia em Português grátis para dispositivos móveis?

Graça e paz,

Alessandra Leite

Leonardo Bruno Galdino disse...

Oi, Alessandra.

Para dispositivos móveis em português ela (também) é paga.

Abraços!

Unknown disse...

Boa tarde,

Gostaria de uma informação, qual recurso usar para criar esboços no aplicativo? Tenho utilizado o "Notas", mas é bem limitado, principalmente em relação a formatação ...

Desde já, obrigado pela atenção!

Deus abençoe!

Leonardo Bruno Galdino disse...

Olá, André.

Para esboços eu uso o Evernote ou o Pages. O recurso "notas", do Olive, realmente é muito limitado.

Abraço!

Anônimo disse...

Boa noite, sei que é paga, mas não consigo achar a oliver tree em português, alguém sabe me dizer como faço, pois no app sendo ele no iphone ou Android, só encontro em inglês, me ajudem ! Obrigado! Débora

Leonardo Bruno Galdino disse...

Olá, Débora!

Você precisa ir na loja dentro do aplicativo. Lá, na busca, digite "portuguese", que as opções em português vão aparecer (no meu caso, uso a ARA com os Números de Strong). Espero ter ajudado.

Abraço!

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar as postagens. Suas opiniões, observações e críticas em muito nos ajuda a buscar a qualidade teológica naquilo que escrevemos. Se for de opinião contrária, não ofenda - exponha sua perspectiva educadamente. Comentários anônimos não assinados ou desrespeitosos não serão publicados. Todo debate será bem-vindo!

Que Deus o abençoe!