quarta-feira, 30 de março de 2016

A voz da salvação (Provérbios 1.20-33)

A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz. Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras: Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento? Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras (Provérbios 1:20-23 - Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

Como a Sabedoria fala? Em alto e bom som, para que todos possam ouvir! Por meio tanto da criação (Rm 10.18; Sl 19.1-4) quanto da consciência (Rm 2.14-16), “o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou” (Rm 1.19). A tarefa da igreja é proclamar a mensagem do evangelho para que todos possam ouvir, crer e ser salvos. Como a Sabedoria, devemos proclamar a Palavra de maneira intransigente.

Onde a Sabedoria fala? Nas ruas lotadas e lugares públicos, onde pessoas ocupadas se reúnem para cuidar dos negócios da vida. A mensagem da verdade de Deus foi feita para a praça, não para a torre de marfim. Devemos compartilhá-la "nas esquinas das ruas barulhentas" (Pv 1.21 - NVI). A Sabedoria foi inclusive para os portões da cidade, onde os líderes do povo faziam as transações comerciais oficiais. Não importa onde as pessoas estejam, elas precisam ouvir o chamado da Sabedoria.

Para quem a Sabedoria fala? Para três classes de pecadores: os simples [“néscios”, na ARA], os escarnecedores (“zombadores”, na NVI) e os insensatos (v. 22). Os simples são os ingênuos que creem em tudo (Pv 14.15) mas não examinam nada. São crédulos e facilmente desviados. Os escarnecedores pensam que sabem tudo (Pv 21.24) e riem das coisas que são realmente importantes. Enquanto o simples tem um olhar vazio no rosto, o escarnecedor ostenta um sorriso de escárnio. Os insensatos são aqueles que desconhecem a verdade porque são estúpidos e obstinados. Seu problema não é um QI baixo ou uma educação deficiente, mas a falta de desejo espiritual para buscar e encontrar a sabedoria divina. Os insensatos desfrutam de sua tolice mas não sabem o quão insensatos eles são! A atitude deles é puramente materialista e humanista. Odeiam o conhecimento e não se interessam pelas coisas eternas.

O que a Sabedoria diz a essas pessoas? Primeiro, ela traz uma repreensão contra elas (1.22) e pergunta quanto tempo elas pretendem se manter nessa perigosa condição espiritual. A Sabedoria se dirigiu a elas mais uma vez, mas elas se recusaram a ouvir - o que fará com que seu julgamento seja ainda mais severo. Em seguida, a Sabedoria lhes convida a converterem-se dos seus maus caminhos e receber suas dádivas (v. 23). Este é um chamado ao arrependimento e à fé. Ela promete mudar seus corações e ensiná-las a sabedoria divina a partir da Palavra de Deus.

***

Fonte: Warren Wiersbe. Be Skillful [Proverbs]: God's Guidebook to Wise Living (David C. Cook, 2010. p. 33-34. Edição para Kindle). Tradução de Leonardo Bruno Galdino.
Share |

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar as postagens. Suas opiniões, observações e críticas em muito nos ajuda a buscar a qualidade teológica naquilo que escrevemos. Se for de opinião contrária, não ofenda - exponha sua perspectiva educadamente. Comentários anônimos não assinados ou desrespeitosos não serão publicados. Todo debate será bem-vindo!

Que Deus o abençoe!