Um dos estilos mais marcantes das obras de Calvino é o seu gosto pelos looooongos períodos. Petit de Julleville observou que a sintaxe do reformador de Genebra “é mais demorada que a nossa”, fato que talvez justifique a ânsia dos seus leitores pelo desfecho final daquilo que deveria ser uma simples frase. Às vezes temos a impressão de que ele se esqueceu dos pontos finais, ficando só com as vírgulas (se aqui cabe um trocadilhozinho, digamos que, nesse quesito, o grande reformador não era tão “pontual”). Mas se este era o estilo dele (aliás, da época), fazer o quê?
Ciente desse pequeno “problema”, resolvi criar o Twitter Calvino 140, que nada mais é do que uma tentativa de condensar os ditos do grande reformador nos exatos (e suficientes, tá?!) cento e quarenta caracteres que o Twitter permite. O conteúdo twittado é extraído diretamente de suas obras (Institutas e comentários bíblicos, basicamente), e poderá ser ligeiramente abreviado para atender ao limite de caracteres (por ex., “não”=”ñ”; “que”=”q”; e assim por diante).
Acesse twitter.com/calvino140 e siga Calvino!
Soli Deo Gloria!
0 comentários:
Postar um comentário
Muito obrigado por comentar as postagens. Suas opiniões, observações e críticas em muito nos ajuda a buscar a qualidade teológica naquilo que escrevemos. Se for de opinião contrária, não ofenda - exponha sua perspectiva educadamente. Comentários anônimos não assinados ou desrespeitosos não serão publicados. Todo debate será bem-vindo!
Que Deus o abençoe!